sábado, 20 de dezembro de 2008

Lesões em skatistas profissionais

Durante este ultimo ano, realizei uma pesquisa pratica sobre a prevalência de lesões em skatistas profissionais de street.
Agora com o fim deste estudo, farei uma série de posts com os principais dados encontrados que mostram um pequeno perfil das lesões dos atletas profissionais de skate brasileiros. No final da coleta de dados, foram entrevistados 32 skatistas profissionais de todo o Brasil, que humildemente contribuíram para a realização deste estudo.
Todos nós sabemos que o skate é um esporte de auto-impacto e que pode ocasionar várias lesões, e isso foi constatado no estudo com 93,8% dos skatistas entrevistados já terem sofrido algum tipo de lesão na pratica do skate.
Essas lesões quando agrupadas por segmentos mostraram que 30% destas lesões ocorreram em membros superiores enquanto que 70% das lesões ocorreram em membros inferiores, mostrando que a maioria das lesões ocorrem em membros inferiores devido a maior utilização deles na realização das manobras e na absorção de impacto.
Nos próximos posts falaremos mais sobre os principais tipos de lesões, e a forma como são tratadas pelos profissionais do street skate nacional.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: