quinta-feira, 20 de março de 2014

A discopatia degenerativa e o skate

O skate é uma atividade que exige muito do corpo de seus praticantes. Os vários saltos que ocorrem nas sessões, as quedas e uma postura inadequada podem trazer problemas para o skatista em especial aos discos interveterbrais. As alterações que ocorrem nos discos podem resultar em dores no pescoço ou na região lombar, como a hérnia de disco, protrusão discal e artrose da coluna.
A Discopatia Degenerativa não é propriamente uma doença, mas um termo empregado para descrever alterações normais que ocorrem nos discos intervertebrais.
Eles perdem uma quantidade significativa do conteúdo líquido, perdendo um pouco de sua capacidade amortecedora. A perda de líquidos também diminui a espessura dos discos e a distância entre as vértebras.
A diminuição na distância entre as vértebras e, conseqüentemente, da estabilidade da coluna vertebral, tende a ser compensado pelo organismo através da formação de pontes ósseas entre uma vértebra e a seguinte. Estas pontes, chamadas Osteófitos, podem pressionar as raízes nervosas ou a própria medula, causando dor e comprometimento da função do nervo afetado.
Com o tempo, o material gelatinoso dentro do disco pode ser forçado para fora através de minúsculas rupturas, resultando em hérnias de disco.
O diagnostico é feito com base em exames clínicos e confirmados com exames de imagem. O tratamento vai desde sessões de fisioterapia, RPG e pilates até a cirurgia dependendo do caso.
A prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar complicações maiores, por isso a preparação física ganha cada vez mais espaço na rotina dos skatistas devido a sua capacidade preventiva.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Jessika disse...

Bom Dia Pino, estou com esta complicação, minha ressonância está está parecida com a da ilustração. Não possuo mais disco nas duas últimas vertebras, a dor aumenta ao estar sentado (trabalho muito tempo sentado) meu médico me indicou reforço muscular de uma serie de músculos, e também vou fazer a minha primeira sessão de quiropraxia hoje? Estou um pouco assustado, será que poderei voltar a andar de skate normalmente e sem dor depois do tratamento? Abraço.

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Você tem grandes chances de voltar sim, vai depender de como seu organismo vai responder ao tratamento mas as chances são grandes.
Precisando estou a disposição.