quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

As hérnias e o skate

Um problema que tem crescido muito no meio do skate é o surgimento de hérnias nos skatistas nos mais variados locais (Epigastricas, Umbilicais, Inguinais). É difícil correlacionar o surgimento delas com a pratica do skate, mas não podemos descartar esta hipótese.
A Hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias) natural ou adquirido. Formam uma saliência/protuberância visível e dolorosa. No caso das hérnias abdominais, elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar muito peso, sofre um golpe ou por causa de outras doenças.
Quando pequenas, as hérnias podem não apresentar sinais externos além do inchaço na área por ela afetada. No entanto, se a abertura no tecido muscular e a protusão aumentarem, a dor pode ser contínua ou intermitente e sua tendência é agravar-se com atividades que pressionem a parte inferior do abdome, como esforço para evacuar, tossir, levantar peso ou, ainda, se a pessoa permanecer em pé por período prolongado o que facilmente é detectado pelos skatistas devido ao grande incomodo.
A hérnia pode manifestar-se num momento, desaparecer espontaneamente e voltar a manifestar-se de novo. Às vezes, porém, ficam estranguladas, isto é, as alças intestinais não retornam à posição normal. Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a protusão. Nesse caso, além da dor, surgem náuseas e vômitos. Na presença desses sintomas, procure imediatamente um médico.
A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia. Entretanto, as hérnias menores que não apresentam sintomas algumas vezes precisam ser observadas e na maioria dos casos o tratamento conservador pode resolver o problema.
Ela geralmente será feita em hérnias que causam dor ou que estão aumentando de tamanho. A cirurgia protege a porção enfraquecida do tecido da parede abdominal (fáscia) e fecha todos os orifícios anormais que encontrar.
 Em vez de uma cirurgia aberta, algumas hérnias podem ser reparadas usando um laparoscópio (câmera). As vantagens de usar uma câmera incluem pequenos cortes cirúrgicos, recuperação mais rápida e menos dor depois do procedimento.
Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdome após levantarem algum peso ou esforço físico excessivo. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdome, acompanhado ou não de dor, procure imediatamente um médico.
Cuidar da saúde é primordial para se ter longevidade no skate, uma boa preparação física, alimentação e descanso são essenciais para todos os skatistas.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

3 comentários:

jhonnatamt disse...

quem sofre com algumas dessa hernias pode voltar a andar de skate como antes ou tem pegar mais leve nas sessões?
ou nao pode voltar a andar?

jhonnatamt disse...

quem sofrer com algumas dessas hernias pode voltar a andar de skate como antes ou tem que pegar mais leve nas sessões?
ou nao pode voltar a andar?

JHON disse...

quem sofrer com alguma dessas hernias pode voltar a andar de skate?
se puder voltar a andar pode andar como antes ou tem que pegar mais leve nas sessões?