sexta-feira, 14 de junho de 2013

Com a palavra: Angelo Esteves

Trabalhar como team manager de uma marca de skate não é tarefa das mais simples, ser o elo de ligação entre uma empresa e seus skatistas e fazer com que tudo funcione em harmonia da muito mais trabalho do que se pensa.
Agora imagina fazer todo este trabalho do outro lado do mundo, procurar picos, agilizar hotéis e as viagens, alimentação, sem saber falar a língua local e muito menos ler algo na rua. Com a palavra Angelo Esteves, team manager da Cisco, falando sobre a aventura de liderar o time de skatistas da marca durante a tour pela China agora no Skate Saúde.
SS- Como surgiu a ideia de conhecer a China com o time?
Parte do time ainda não havia tido essa experiência de uma viajem internacional. A Cisco completa 10 anos agora em 2013, e sabíamos que teríamos que fazer algo grande para comemorar esta data e foi ai que tudo começou a caminhar nesse sentido, sentido outro lado do mundo.
SS- Ser a primeira marca brasileira a cruzar o globo para andar de skate, como foi encarar este desafio?
Foi uma aventura, todo dia era uma grande aventura, comprar comida, pegar endereço certo dos spots, colar de taxi ou metro, descer na estação certa, comprar vela, desenrolar com seguranças, saber voltar para o hotel, eram algumas das missões diárias e sem um guia era tudo muito mais difícil.
Mais de uma vez mostramos um endereço, ao taxista, e ele nos levou em outro, coisas deste tipo, que aqui no Brasil são simples de desenrolar, lá eram bem mais difíceis. Mas o grupo estava unido, um ajudando o outro e assim íamos dia apos dia.
SS- E os preparativos, como foi feito o planejamento da viagem?
Parte da equipe de criação da Cisco já tinha ido para a China visitar fábricas e conhecer fornecedores, e sempre voltavam contando varias histórias.
O Maiko e o Osni foram no final de 2012 e conheceram um pessoal que anda, e trabalha com o skate por lá, mostraram alguns vídeos da Cisco Plaza, e eles curtiram, e a partir dessa conversa eles voltaram convictos que a Cisco precisava ir andar de skate na China.
Em janeiro de 2013 o foco era só esse, correria para os vistos, passagens, toda semana reunião, e-mails, programação, contatos, etc , até a data da partida.
SS- Chegando lá como foi ver de perto os picos perfeitos e a cultura completamente diferente da que estamos habituados?
Impressionante! Em todos os sentidos, os chineses são receptivos e bem atenciosos e isso facilitava um pouco apesar da comunicação entre um brasileiro e um chinês ser bem complicada (risos).
Os lugares eram perfeitos, surreais. Uma boa parte virgens até, pouca gente anda lá comparado com outros lugares do mundo, e na China tem muito mármore, muito mesmo, e os lugares oferecem opção para todos os tipos e estilos de skate, e o bom que a policia não incomoda tanto como aqui, as vezes ficam vendo você andar.
SS- Você conheceu a Argentina, Barcelona a China e boa parte do Brasil, você acha que skatistas são iguais em todas as partes do mundo ou há diferença entre eles?
Sem duvida, somos todos iguais. Acho que o skate tem essa linguagem universal sim, que mesmo não falando a mesma língua, você começa a manobrar e todo mundo se entende. E como o skate é uma grande família um já puxa papo com outro, rola uma mímica, de algum jeito se entende, e vai que vai.
SS- Quais as principais lembranças desta incrível viagem?
Todas, cada momento foi marcante, positivamente e negativamente. Todos precisavam estar ligados toda hora, nos e-mails, nos horários, nas passagens do próximo destino.
Eu filmava todo dia, e tinha que controlar orçamento, o roteiro da trip, e ficava em sintonia direta com Walker, Osni e a galera da Cisco aqui no Brasil. Conseguir cumprir todos os horários e metas foi gratificante e importante para mim e todos os envolvidos com certeza.
SS- O que podemos esperar do material coletado durante a tour?
Sou suspeito para falar né? Agora imagina juntar Gui da Luz, Daniel Mordzin, Leo Coutinho, Everton Tutu, Pablo Vaz, com uma boa estrutura, em lugares perfeitos com muita vontade de andar de skate!
Coisa boa vem por ae ....
Aguardem mais informações aqui mesmo no blog Skate Saúde.
Xie Xie !!!