quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os músculos do "core" e o skate

O skate é uma atividade que requer muita força muscular do seu praticante, seja em uma simples remada ou em ollie pulando um gap gigante. Além da potencia muscular em membros inferiores outro ponto importante que deve ser levado em consideração pelos skatistas é a musculatura do “core”.
O “core” é formado por músculos que se inserem no complexo quadril-lombo-pelve, divididos em duas categorias a de sistema de estabilização e sistema de movimento. O sistema de estabilização é formado pelos músculos transverso abdominal, obliquo interno, multífido lombar, músculos do assoalho pélvico, diafragma e transverso-espinal enquanto o sistema de movimentação é formado pelo grande dorsal, eretor da coluna, iliopsoas, isquios tibiais, adutores do quadril, abdutores do quadril, reto abdominal e o obliquo externo.
O “core” é onde se encontra o centro de gravidade do corpo e de onde partem todos os movimentos, é importante a ativação do core no skate para a estabilização da coluna, aumento de qualidade no movimento e segurança na execução das manobras além de proteger sua coluna, evitando lesões e dores lombares.
Pesquisas mostram que os músculos da unidade interna do “core” estão sob um controle neurológico separado dos outros músculos como reto abdominal, obliquo externo e psoas, isso explica porque os abdominais utilizados na maioria das academias são pouco efetivos em estabilizar a coluna e reduzir as dores crônicas. É preciso trabalhar de forma isolada a unidade interna, pois fortalecida ela funcionará corretamente e as lesões não serão tão frequentes mesmo sobre altas cargas.
No skate o “core” deve estar sempre bem treinado para que haja uma maior eficiência dos movimentos de rotação e retomada de equilíbrio durante as manobras, melhorando o desempenho no skate e protegendo o corpo de algumas lesões.
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o treinamento específico para skatistas entre em contato conosco pelo e-mail thiagopino@hotmail.com  ou pelo telefone (011) 8184-2590 e agende uma aula experimental.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Muito boa a matéria