quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os imobilizadores e o skate

Os calçados para a prática do skate tiveram uma grande evolução nos últimos anos o que acrescentou muito no desempenho dos skatistas.

Mas infelizmente nem toda esta evolução e tecnologia são suficientes para impedir as lesões que acontecem no tornozelo e nos pés. Sofrer com a dor da lesão e a ansiedade de saber o que aconteceu realmente são outras situações que acompanham o trauma da lesão. Após o diagnóstico geralmente é indicado à imobilização do local, o que normalmente acontece com o gesso ou uma tala dependendo do nível da lesão.
Ai se inicia mais uma parte dolorosa do tratamento, ficar engessado por qualquer período é uma situação que atrapalha o cotidiano de qualquer pessoa, principalmente de um skatista acostumado com uma rotina de vida agitada. Não poder andar, o peso do gesso e a dificuldade na hora do banho são algumas das principais reclamações de quem esta imobilizado com o gesso.

Dependendo do tipo de lesão sofrida o uso do gesso pode ser substituído por outros tipos de imobilizadores que facilitam e muito a vida de quem está lesionado. Quando a lesão não é muito grave e permite certa mobilidade no local a dica é usar o Robofoot, indicado para fraturas estáveis com ausência de deformidades graves, luxações, entorses e em substituição a goteira gessada e serve para imobilização total do pé e tornozelo a 90°. Sua grande vantagem é que com essa pequena liberdade de movimentos a perda de massa muscular é menos intensa que com o gesso, alem de poder tirar o mesmo na hora do banho e a sua palmilha com absorção de impacto que ajuda muito na hora de caminhar por curtas distancias.

Outra dica para quem já tirou o gesso ou o Robofoot é o imobilizador de tornozelo Air Cast, indicado nos tratamentos de entorses e lesões ligamentares do tornozelo. Um sistema de imobilização, com almofadas de espuma com células de ar para um excelente ajuste e suporte plástico que pode ser usado com tênis possibilitando uma melhor movimentação.
O uso destes equipamento não vai acelerar seu retorno ao skate e sim facilitar sua vida em algumas situações, sempre pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de usar alguns destes equipamentos, só ele poderá realmente indicar um deles a você.
Fiquem ligados que em breve publicaremos um texto falando sobre os skate shoes.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Raíssa disse...

Primeiramente parabéns pelo belíssimo trabalho,t:o muito impressionada com tudo aquilo que estou lendo,sou estudante de fisioterapia e ex-skatista e ando pensando em fazer minha monografia relacionado com aquilo que gosto e quando joguei no google fisioterapia skate,encontrei o blog...mais uma vez parabéns e gostaria muito se possível trocar uma ideia sobre o assunto,meu msn:raissinhapopis@hotmail.com