quinta-feira, 24 de março de 2011

A Hérnia de disco e o Skate

Nos ultimos meses tenho observado aqui na clínica um aumento consideravel de skatistas que procuram nossos serviços com a queixa de dores nas costas.
Alguns relatam que as dores começaram após alguma queda com o skate e outros que elas simplesmente começaram a surgir sem nenhum motivo aparente. Após alguns textes e a observação dos exames de imagem chegamos ao diagnóstico de hérnia de disco, uma doença muito comum em pessoas de idade mas que vem afetando alguns skatistas.
A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou podem acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem às raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

Existem, normalmente, 31 pares de raízes nervosas que saem da coluna e se distribuem para todo o corpo. O maior nervo do corpo humano (nervo ciático) é formado por cinco dessas raízes. Quando uma delas é comprimida pela hérnia, ocorre dor e outros sintomas.
A maioria das hérnias nos skatistas ocorre na região lombar (perto da cintura), mas também existem hérnias da região torácica e cervical (pescoço). No quadro clínico, a coluna pode manter-se rígida, a curva lordótica lombar normal pode desaparecer, espasmos musculares podem ser proeminentes e a dor exacerbar-se na extensão da coluna e ser aliviada em flexão lenta. A parestesia e a perda sensorial com fraqueza motora no miótomo suprido por aquela raiz, além da diminuição ou ausência de reflexos são evidências de distúrbios neurológicos causados pela hérnia discal.
Por ser a dor o sintoma mais comum nesta patologia, a origem exata da dor localizada não é conhecida, mas pode resultar de compressão do nervo sinovertebral. A dor radicular geralmente aparece depois de ataques repetidos de dor localizada e é percebida como aguda, de forma súbita que pode irradiar da coluna ao longo da distribuição inteira da raiz envolvida ou afetar somente uma parte desta raiz. Ambas as dores, localizada e radicular podem ser aliviadas com o repouso e aumenta com as atividades.
As hérnias discais são classificadas em cervicais, dorsais e lombares, de acordo com segmentos na coluna onde a hérnia se desenvolveu. Agora, de acordo com a localização das hérnias, estas podem ser classificadas também quanto a sua localização, estas são medianas, para-medianas, foraminais ou extra-foraminais, ocorrendo dor nas costas por um longo período, surgimento de dor nas pernas, dormência e diminuição de força na perna afetada e posteriormente atrofia da musculatura.

O tratamento pode acorrer de duas formas, o cirúrgico em casos mais graves e o conservador em casos mais amenos. No tratamento conservador sessões de fisioterapia com o uso de técnicas de eletroterapia obtemos uma grande diminuição da dor, já com os alongamentos e exercícios, conseguimos o relaxamento da musculatura contraturada, fortalecimento dos músculos abdominais e da região dorsolombar e desenvolvimento de apoio muscular ao redor da coluna, e as sessões de RPG garantem a melhora da postura e uma qualidade de vida muito maior ao skatista.
A volta ao skate é um pouco mais lenta que em outros casos devido a região lesionada estar sempre ativa durante a pratica do skate, o que nos trás um cuidado redobrado na retomada das sessões. Atividades leves e monitoradas garantem um retorno gradativo ao skatista e o sucesso nesta reta final do tratamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

11 comentários:

Jennefer disse...

Olá Thiago, obrigada por trazer esse post. Tô sofrendo com minha HD (quer dizer, com minha falta de informação sobre ela) e morrendo de medo do q pode ser daki pra frente. Tô aki pesquisando sobre o assunto e achei seu post; Super consciente e dando a esperança se for feito um trabalho de recuperação bem feito. Valeu (PS: engraçado ter achado isso num site sobre skate, pq sempre quis aprender e justo agora que eu tava planejando começar me volta essa HD)

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Olá Jennefer ...
Precisando de qualquer ajuda tanto com sua patologia como para andar de skate, estamos a disposição.
Obrigado por suas palavras.

ricardo correa disse...

Olá Thiago. Muito bom post. Também sou (ou era) skatista da década de 90. Larguei o Skate por uns 12 anos em decorrência de estudos e trabalho. Agora tentei voltar a andar e tive que procurar um fisioterapeuta por não conseguir nem caminhar depois das sessões de skate. Pergunto se a modalidade Street está vetada para veteranos? Seguir só em mini ramps, talvez?

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Olá Ricardo, boa tarde ...
A modalidade street é a que apresenta maior quantidade de impactos, porem não é vetada para ninguem. Talves com um pouco mais de condicionamento físico as sessões voltem ao normal.
Acredito que voce deva sempre se divertir com seu skate, indiferente do terreno em que for andar.
Abraço

ricardo correa disse...

Certo Thiago,
Abraço

Anônimo disse...

orra veio, nao sabe o desespero que to, agora tava comecando a desenvolver legal, kickflip quase na base, ollie passando de 3 shapes tranquilo, pegando manobras de noolie e switch, borda e gap, pegando bastante pop, minha coluna entra em choque.. Tudo indica uma HD na regiao lombar, vou tratar, antes que seja tarde, mas o medo de nunca conseguir voltar a andar sem prejudicar a coluna eh enorme!! =/

Unknown disse...

Bom dia, eu fiz uma cirurgia de hernia de disco ha 4 meses, porem estou plenamente recuperada, sem dores e desconforto. Faço um trabalho rígido de fortalecimento na musculação e me sinto melhor a cada dia. No ultimo mês iniciei a pratica de skate e muita gente anda preocupada com minha coluna achando que pode ser prejudicial. Eu não faço manobras, e na verdade ando de longskateboard em áreas planas me limitando apenas a carvear, como chamam ultimamente as pessoas que andam nesse simulador de surf que é o Carver. Oq eu qro saber eh se tenho q parar, se eu posso me prejudicar ou me lesionar. Riscos de queda sei que existirão, mas venho tomando mto cuidado. Obrigada

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Olá Stephany bom dia ...
Acredito que o maior problema no seu caso seja em movimentos que tenham rotação de tronco e compressão da coluna como em saltos, como você só faz carver eu acredito que não tenha problemas neste tipo de movimento ( a não ser que sinta dor no local da cirurgia) mas a preocupação maior fica por conta das quedas e de movimentos extremos que ela pode causar. Continue andando de skate e se divertindo sem abusar e mais do que nunca continue firme no seu trabalho de fortalecimento para evitar novas complicações. Ate mais.

Unknown disse...

Bom dia. Também ando de carver e logo de começo comecei a sentir dor nas costas e no pé. Por ser um estilo diferente de andar, faz muito movimento rotativo no corpo, pois não precisa colocar o pé no chão para dar velocidade. Acredito que isso no começo é normal sentir essas dores pois não estamos acostumados a fazer esses tipos de movimentos. Em 2 semanas essa dor some, mas é recomendável sempre alongar e não abusar dos movimentos ainda mais quem tem hérnia de disco. Fiz muitos anos judô e academia. Motivos de dores são por pancadas, falta de alongamentos, excesso de força ou muitos movimentos repetitivos. É sempre ir aos poucos fortalecendo o músculos até que um dia não tenha mais dores.
Se as dores continuar é recomendável repousar. Quando a dor diminuir fazer procedimentos de alongamento para fortalecimento do músculo, pois é o músculo que fortalece o corpo. Eu tenho problema com deslocamento no ombro e o que segura é o fortalecimento do músculo das costas.
Eu com meus 32 anos voltando a andar de skate parece que fui atropelado por um caminhão...(pulso doendo pelo tombo, tornozelo doendo, costas travando).
Mas é maravilhoso a sensação de andar de carver. Emagreci bem andando de carver e pretendo continuar andando. Boa sorte pessoal.

Unknown disse...

Olá Tiago, só queria saber se depois da cirurgia de coluna lombar e possivel voltar a andar de skate como antes ?

Unknown disse...

Olá Tiago, só queria saber se depois da cirurgia de coluna lombar e possivel voltar a andar de skate como antes ?