quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A fibrose e o skate

Recentemente tenho recebido alguns skatistas na clínica reclamando de incômodos musculares principalmente em membros inferiores, e que estes incômodos estão atrapalhando cada vez mais o desempenho deles nas sessões.
Após realizar algumas avaliações clínicas e anamnese, percebi que estes incômodos aparecem no mesmo local de antigas lesões musculares, que geralmente não foram tratadas corretamente.
O que tem atrapalhado estes skatistas são formações de fibroses musculares. A Fibrose é a formação ou desenvolvimento em excesso de um tecido como processo reparativo ou reativo, com a formação de tecido fibroso como um constituinte normal de um órgão ou tecido.
A Fibrose Muscular afeta músculos ou grupos musculares, em geral associada a múltiplos traumatismos. As células musculares são incapazes de regeneração integral, restando sempre tecido cicatricial e comprometimento funcional chamado de retração muscular.
O tratamento fisioterapeutico é baseado em sessões de alongamento tentando melhorar a amplitude de movimento do grupo muscular comprometido. O uso de ultrasom tem apresentado bons resultados e ajudado muito na reabilitação.
O tempo de volta ao skate varia de skatista para skatista, pois depende do grau da lesão ocorrida anteriormente e do organismo de cada um para se adaptar. A principal preocupação é que por ser tratar de um pequeno incomodo muitas vezes o skatista acha que já esta curado e volta a andar de skate normalmente, lesionando o mesmo local só que agora com um grau maior de complicação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

5 comentários:

Samuel Silva disse...

Parabéns Thiago pelo trabalho !
Sou ilustrador e skatista downhilheiro, vi muitas dicas boas em seu blog a respeito de condicionamento e prevenção.
Muito obrigado e continue com esse trabalho fantastatico, que Deus o abençoe muito e ajude muitos mais.

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Sem palavras Samuel, agradeço de verdade por tudo que voce escreveu, e pode tercerteza que o trabalho vai continuar por pessoas como voce.
Fique com Deus
Abraço

Uriel Punk disse...

Essa parada que voce falo, rola demais com os skatistas mesmo, eu mesmo tenho varias destas... tudo porque não tratei correto....

Uriel Punk disse...

Essa parada é real!

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Fala Uriel ...
Voce sente na pele isso hoje em dia, mas ainda da tempo para tentar reverter este quadro ...
Vamo que vamo ..
Abraço