quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Água no Joelho

Uma área de muitas lesões e constante preocupação para todo o skatista é o joelho. Sabemos que muitos skatistas já sofreram graves lesões nesta articulação e que a dificuldade para retomar as atividades normais no skate é grande.
Uma situação muito comum após uma lesão no joelho é o surgimento da famosa “água no joelho”. Água no joelho é o termo genérico que se refere ao inchaço do joelho, devido ao acúmulo de líquido sinovial (líquido responsável por lubrificar a articulação e nutrir a cartilagem) que devido a alguns fatores como lesões, infecções ou determinados tipos de doença passa a ser produzido em excesso levando ao acúmulo na região do joelho. Esta situação é conhecida como derrame articular.
Os principais casos de "água no joelho" aparecem após torções, pancadas e lesões de cartilagem ou no menisco. Dor, inchaço e rigidez articular são os sintomas mais comuns da água no joelho. O acúmulo de líquido no joelho pode afetar a amplitude de movimento da articulação o que leva o individuo a sentir rigidez ou grande dificuldade em flexionar ou estender a perna.
Conforme o problema é tratado incluindo muito repouso e sessões de fisioterapia, o fluido vai sendo reabsorvido pelo organismo. Entretanto, se houver uma quantidade muito grande da substância, o médico pode realizar uma punção (com uma agulha, drenar o líquido do local) e quando o acúmulo de "água no joelho" diminuir, o paciente sentira menos desconforto o que facilita o diagnóstico para tratar a lesão inicial.



Após o tratamento da lesão inicial com sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular alem de muitos exercícios proprioceptivos o individuo é liberado para suas atividades normais e gradativamente à volta ao skate.
Sempre que ocorrer qualquer lesão durante a sessão de skate procure por atendimento médico o mais rápido possível minimizando assim o risco de agravar a situação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

3 comentários:

Bruno Filgueiras disse...

É isso ai ZANONI seu trabalho é referencia no skate nacional... sem palavrsa seu trabalho é simplesmente brilhante de um cara que te admira muito Bruno Filgueiras.

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Sem palavras Bruno, ainda mais escutar isso de um cara como voce, cabreiro no skate e empenhado nos estudos relacionados ao board ...
Nóis firma ...

Ani Cires disse...

Tive uma queda de skate e torci o joelho, a primeira suspeita (no PS) foi de lesão no menisco e ligamento. Mas passei com o especialista e ele acha que foi só uma torção sem consequências graves. De qq forma, pediu uma ressonância. Cheguei até aqui pesquisando sobre o assunto e achei o máximo o conteúdo do blog direcionado pra saúde dos skatistas. Tudo escrito de forma clara e objetiva, muito bem explicado. Vou acompanhar com certeza e recomendar aos amigos. Parabéns pelo trabalho e sucesso!! Ani