sexta-feira, 18 de junho de 2010

A bola do Skate

Enquanto a bola rola pelos gramados da África do Sul, e a criticada “Jabulani” vai escrevendo uma nova história no esporte mais praticado do planeta, nós skatistas que muitas vezes não nos preocupamos muito com futebol, temos uma bola para nos ajudar com o skate.
A bola em questão é a “bola suíça” muito utilizada atualmente na reabilitação e no treinamento desportivo, trazendo grandes benefícios aos praticantes de diferentes esportes, e claro que entre eles esta o skate.
A utilização da bola de forma terapêutica iniciou na Suíça, na década de 20, com a intenção de ativar o sistema neuromotor em pacientes com acometimentos neuromusculares. Os suíços acreditavam que haveria maior recrutamento muscular com a utilização de uma superfície não-estável.
No final da década de 50, o conceito neuro-evolutivo Bobath, difundiu o uso da bola como recurso terapêutico no trabalho com pacientes neurológicos.
Atualmente, a bola é utilizada no treinamento de atletas de alto-rendimento e no fitness em geral e tornou-se uma tendência mundial de diferenciação do serviço terapêutico.
A realização de exercícios com a bola trás aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, propriocepção e alinhamento postural, promovendo o isolamento de grupos musculares que não são trabalhados em aparelhos comuns de musculação.
Para o skate é uma grande fonte de exercícios visando fortalecimento dos músculos abdominais e exercícios proprioceptivos, o que melhora muito o desempenho do skatista, alem de fazer um trabalho preventivo de lesões.
Se você anda de skate e já segue algum tipo de treinamento físico é uma ótima opção de complementação deste programa, caso não siga o treinamento com bola é indicado para qualquer nível de condicionamento.
Procure um profissional capacitado para iniciar as atividades, e aumente sua vida útil sobre o carrinho, alem de otimizar suas manobras durante a sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

andresk8silva disse...

Entao pino primeiro eu quero parabenizar o trabalho que vem sendo feito por voce , e pela equipe do skate saude, gostaria de saber por favor, se eu posso fazer um trabalho com essa bola em casa , e aonde eu poderia encontra essa bola, obrigado pela a atençao fique com deus voce e toda a equipe do skate saude.

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Olá Andre ...
Agradeço suas palavras, e aconselho voce a procurar um profissional capacitado para poder executar um trabalho com a bola suiça, e este profissional pode lhe indicar alguns exercícios que podem ser realizados com a bola na sua residencia.
A bola é vendida em grandes lojas de material esportivo e lojas de artigos cirurgicos e tambem pode ser comprada pela internet.
Qualquer duvida é só entrar em contato pelo e-mail.
Abraço