sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Treinamento Funcional e o Skate

O skate vem evoluindo muito nos últimos anos, principalmente no grau de dificuldade das manobras e na altura dos picos transpostos.
Cada vez mais o skatista precisa estar bem condicionado fisicamente para executar um skate de alto nível e tentar minimizar o risco de lesões.
Um modelo de treinamento que pode ser perfeitamente usado no skate é o Treinamento Funcional. Surgido como uma nova vertente do treinamento esportivo de alto rendimento, e regido pelos Princípios Básicos de Treinamento, que seriam os da Especificidade, da Progressão, da Variação e da Transferência.

O Treinamento Funcional é uma abordagem diferente para pensar o desenvolvimento motor e o condicionamento físico do indivíduo, ou seja, possibilita uma preparação para a execução de movimentos mais eficientes (aumento de performance de um ollie por exemplo pela biomecânica do movimento) e a prevenção de lesões, tornando o corpo mais inteligente nesse processo, desenvolvendo de forma equilibrada todas as capacidades físicas como Equilíbrio, Força, Velocidade, Coordenação, Flexibilidade, Resistência e Propriocepção todas muito utilizadas durante uma sessão de skate.
Este tipo de treino tem surtido um grande efeito em muitos esportes, e o skate não foi diferente, por usar movimentos e capacidades físicas usadas diariamente na prática do skate. Se você quiser conhecer mais sobre esta forma de treinamento entre em contato com nós ou procure um educador físico especializado no assunto.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.