sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tipos de fratura

Infelizmente ainda é muito comum no skate, vermos skatistas com algum osso do corpo quebrado, devido às constantes quedas e acidentes como ocorrem em qualquer esporte.
Anteriormente fizemos um texto falando sobre fraturas, e hoje vamos nos aprofundar mais neste tema explicando e exemplificando os principais tipos ou personalidades de fratura e assim termos uma melhor noção caso nos deparemos com alguma delas na sessão.
A fratura é a quebra total ou parcial de um osso, provocada na maioria das vezes, por uma ação brusca e violenta. Elas podem ser fechadas (tipo mais comum) ou expostas, que são os casos em que há comunicação com o ambiente externo e laceração da pele com exteriorização da extremidade fraturada.

A fratura por avulsão é a retirada por forte tração, ou dilaceramento de um pedaço de osso, com relação ao osso principal.

A fratura com impactação é a fratura na qual os fragmentos fazem saliência, uns para dentro da fratura e outros para fora.

Já a fratura linear simples é caracterizada por uma relação em linha reta dividindo o osso em duas partes.

E por fim temos a fratura cominutiva que acontece quando há mais de uma linha de fratura dividindo o osso em três ou mais partes.
Há ainda as fraturas por estresse, que acontecem quando o osso é submetido repetidamente a uma carga superior a seu limiar, mesmo que não sofra uma ruptura logo de cara.
As fraturas também podem ser consideradas de acordo com sua orientação. Um skatista pode sofrer um problema transversal, oblíquo, espiral ou segmentar (mais de uma fratura em um mesmo osso).
Caso aconteça qualquer queda com suspeita de fratura estabilize e evite mover o local afetado e procure imediatamente um médico, que com auxilio de exames de imagem poderá dizer qual o tipo de fratura ocorreu.
E continua valendo a promoção Skate Saúde X Promodel Diamond Series, para participar basta nos seguir pelo Twitter (www.twitter.com/skatesaude).
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabens pela matéria sobre fraturas , soube de coisas que nem sabia ao certo . Mas confesso-lhe , que fiquei com medo de ver vários ossos quebrados.
Abraços,

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Valeu Jorge agradeço suas palavras...
Não precisa ter medo não, se voce tiver o azar de se machucar nós estamos aqui para tentar consertar hahahhaha
Abraço

Wagner disse...

cara to começando no skate ae não faz nem uma semana, mais me assustei um poco agora. eu tenho certeza que um dia eu vo me quebra todo, mesmo assim quero por que quero andar de skate, quando dei o primeiro rolé achei muito massa.
skate pra mim é uma paixão. vo sai me arrebentando por ai até aprender a andar. otimo blog cara, falow.

Anônimo disse...

Parabens pela materia, primeira foto parece mais um rompimento do tendao patelar do que uma fratura. Como foi dito nessa mesma postagem, "A fratura é a quebra total ou parcial de um osso..." tendoes nao se encaixam em fratura

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Realmente foi bem pertinente seu comentário, por alguma infelicidade postamos a foto errada.
Agradeço o comentário.
Abraço