sexta-feira, 12 de junho de 2009

O poder da mente

Seguindo a dica de um leitor do blog o Hendy, li um artigo muito bem produzido pela Prof.ª Ana Paula Schú de Souza e pelo Prof. Ms. Roberto Mário Scalon, intitulado “O Treinamento Mental como uma variável significativa na performance de atletas e na aprendizagem de habilidades motoras”, que pode ser muito bem utilizado por nós skatistas.
Todos nós sabemos daquela máxima que diz que o pensamento positivo nos trás coisas positivas, e isso é uma realidade dentro do skate.

O treinamento mental segundo SCHMIDT e WRISBERG (2001), é o procedimento na qual os indivíduos pensam sobre a realização da habilidade motora, na ausência de movimento observável.
Segundo Fleury (1998) parte do princípio que a imaginação pertence a um sistema de códigos que pode ajudar atletas a entender e aperfeiçoar seus movimentos, isso significa que os movimentos realizados pelo atleta, influenciados diretamente pela mente, são compostos de uma seqüência de atividades que pode ser desmembrada, observada e aprimorada. A grande maioria dos fundamentos de desportos em geral, podem ser aperfeiçoados através dessa teoria.
Algumas vantagens para os praticantes do treinamento mental segundo Franco (2000) são: diminui a carga física - menos cansaço; diminui a carga psíquica - situação sob total controle; eliminação de lesões físicas - sem risco; menor gasto de tempo; sem exigência de espaço adequado; sem exigências de condições físicas - casos de contusões; maior chance de concentração - não há estímulos perturbadores externos.

Alguns grandes nomes do skate como Marc Johnson utilizam destas técnicas como podemos ver no vídeo da Chocolate logo abaixo onde ele diz algo parecido com “se vc pensa em algo, pode fazê-lo. Skate são idéias postas em prática. A realização de uma manobra é na maioria das vezes mental. Seu corpo só responde ao que sua mente lhe diz”.

Portanto antes de executar uma manobra nova, ou andar em um pico proibido com poucas tentativas, pense, imagine como será a realização da manobra, treine sua mente para esta nova conquista, vá focado para o obstáculo e desfrute da sensação única de concretizar a manobra sonhada.
Gostaria de agradecer ao Hendy pela dica e todos os leitores e amigos que tenham idéias ou duvidas entrem em contato para que possamos melhorar cada vez mais o blog.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu pude aprender bastante com este texto concordo plenamente sobre conseguirmos mentalizar que precisamos acertar algo no skate iremos acertar. mais cedo ou mais tarde ...

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

valeu Jorge, com certeza tudo aquilo que sonhamos e mentalizamos podemos fazer acontecer, só precisamos correr atrás ...
Abraço

Hendy disse...

De nada, Thiago.
A mente é realmente algo a ser descoberto.
Ainda sobre o tema, tem um documentário que fala de como a nossa mente age no nosso cotidiano, chamado "Quem somos nós ?"
http://www.youtube.com/watch?v=o7TZLnL7HLA

E continue com o bom trabalho.
Abraço

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Valeu mesmo Hendy, vou dar uma olhada nesse vídeo ai e mais para frente a gente pode voltar a este tema novamente ....
Agradeço sua colaboração
Abraço