sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lesões em Skatistas Profissionais

Voltando a falar sobre as lesões em skatistas profissionais de street skate, um dado muito interessante foi quantificado por mim neste ultimo estudo.
Tive a idéia de correlacionar a freqüência de sessões de skate, com o número de lesões apresentadas pelos skatistas.
Lembrando que foram entrevistados 32 skatistas profissionais de street brasileiros e quando agrupada a quantidade de lesões por freqüência de treino, verificou-se que, nos membros superiores os skatistas que andaram mais de 5 vezes por semana relataram terem tido 6 lesões, os skatistas que andaram de 3 a 5 vezes por semana relataram terem tido 4 lesões e os skatistas que andaram menos de 2 dias por semana não apresentaram lesões.
Para o membro inferior, quando agrupada a quantidade de lesões por freqüência de treino, verificou-se que, os skatistas que andaram mais de 5 vezes por semana relataram terem tido 17 lesões, os skatistas que andaram de 3 a 5 vezes por semana relataram terem tido 13 lesões, os skatistas que treinaram de 2 a 3 dias por semana relataram terem tido 9 lesões e os skatistas que andaram menos de 2 dias por semana relataram terem tido 3 lesões.
A conclusão é que quando levado em consideração a quantidade de treino semanal, os skatistas que tiveram a maior freqüência de sessões, apresentaram maior número de lesões.
Lembre-se: ande de skate,evolua e divirta-se.

8 comentários:

Anônimo disse...

Thiago Pino,

Primeiramente parabéns pelo blog. Está muito bom.
Gostaria de dar um sugestão. De que na pesquisa se relacionasse também o trabalho de prevenção(alongamento, fortalecimento) com a quantidade de lesões. Em atletas que se previnem X atletas que não se previnem.

Valeu pela atenção, continue com o trabalho.

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Caro Hendy...
Gostaria de agradecer seus elogios e principalmente por acompanhar o blog.
Esta pesquisa eu realizei ano passado e ela ja esta finalizada e ja foi apresentada, porem quando eu estava realindo ela, tive esta mesma idéia que voce, mas infelismente são poucos atletas profissionais que fazem um trabalho preventivo de lesões, o que não seria uma população ideal para uma pesquisa cientifica.
Consegui relacionar skatistas profissionais que realizam aquecimento antes de andar, e skatistas profissionais que praticam outros esportes, em breve estarei postando estes novos dados.
Valeu a sugestão e se quiser me adicione no msn, thiagopino@hotmail.com
Abraço

Unknown disse...

pode cre...
essa ideia eh verdade mesmo!!!
eu sou skatista amador esse ano,
ando umas 5 ou a semana toda de skate,
e lesões e oq não falta!!!
hauhauahu
mais minha vontade é maior,
de sempre estar treinando algo novo,
para um dia poder ser lembrado no skate Brasileiro..." Ande de skate, Evolua, Divirta-se...pq sem diversão...não tem skate!"

Parabens Thiago

https://twitter.com/#!/Alexandrezikk disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo blog e pelo trabalho que vem fazendo com os nosso skatistas brasileiros. ando de skate a 24 anos e só agora que estou começando a ter lesões, 1 ano atras tirei o cotovelo do lugar que foi minha primeira lesão grave e os outras foram torções mesmo e agora preciso do trabalho de fisioterapeutas do skate e que entendam das lesões e acheio a pessoa certa...é isso ai. ando por amor ao skate e jamais parei e acho que nunca vou parar..skate até o fim. sucesso thiago e é com maior prazer que quero fazer parte desta clinica de vencedores e de verdadeiros skatistas.
meus sinceros votos de sucesso pra vc e de quem faz parte direto ou indiretamente.
paz
abraço
Alexandre zikkzira

Anônimo disse...

Oi, Thiago. Já te adicionei no msn.
Depois confere se deu certo.
Meu msn é hendy_2bw@hotmail.com

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Ta adicionado Hendy, logo nos falamos ...
Abraço

Thiago Zanoni Neves "Pino" disse...

Ta adicionado Hendy, logo nos falamos ...
Abraço

Anônimo disse...

Gostaria de saber algumas informações sobre a prevalencia de lesões na coluna em atleta.Será que skatista é uma boa opção?meu msn.Smily_rios@hotmail.com