sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Canelite

Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial de Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e musculos da Tibia, podendo se tornar uma fratura por estresse. É comum em atletas que praticam esportes de corrida como atletismo e de saltos como ginastica olimpica e o skate.
A canelite é aquela dor persistente na região da canela do skatista, que permanece durante a sessão e após a mesma, dificultando movimentos com o pé e impossibitando a realização de manobras de flip.
Alguns fatores podem desencadear este problema como a pronação dos pés por um longo período sobre o skate ou durante atividades do dia a dia, o uso de calçados inadequados sem a absorção de impacto adequada ou com essa absorção em local errado como vemos em muitos casos e os fatores genéticos pré disponentes. Uma dica para evitar ou minimizar este problema é alonguar o local antes de aquecer, e mais uma vez depois do aquecimento antes de iniciar as manobras mais pesadas da sessão.
Caso essa dor apareça procure uma médico para fazer uma melhor avaliação (isso pode ser uma fratura por stress) e use gelo e antiinflamatórios não esteróides no começo da inflamação, então trabalhe a flexibilidade e alongue o local acometido para ganhar maior ADM e e estimular a regeneração tecidual.
Também massageie gentilmente o músculo respeitando sua tolerancia a dor e o uso de Palmilha ortopédica pode auxiliar o tratamento e tambem prevenir que a dor volte no decorrer da sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Rubens Rodrigues disse...

Aê thiago! parabéns pelo seu site, está fantástico. Sem sombr de dúvida o melhor site sobre skate do brasil! Também sou professor de Educação Física, resido em Fortaleza-CE, estou em conclusão do meu curso de Especialização em Treinamento Desportivo e estou procurando fazer minha monografia com o tema : análise das variáveis antropométricas e anaeróbicas de atletas de sKate. Queria entrar em contato com você, se voce puder me ajudar, tiver algum artigo ou trabalho neste tema. Obrigado. Rubens Rodrigues

Rubens Rodrigues disse...

SE puder me add no msn: metallium_ef@hotmail.com