sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ligamento Cruzado Anterior

Dando continuidade as lesões que ocorrem no joelho falaremos agora sobre a lesão no LCA (ligamento cruzado anterior), que infelizmente vem acometendo uma grande quantidade de skatistas. A articulação do joelho é considerada uma das maiores e mais complexas estruturas da anatomia humana. Sua articulação é do tipo gínglimo, que permite o movimento de flexão, extensão e um certo grau de rotação. A articulação do joelho é formada por três ossos: fêmur, tíbia, patela (osso sesamóide). A última, por ser um osso sesamóide, permite movimentos diferentes dos outros, e as estruturas são cápsulas articulares, estruturas extracapsulares e intracapsulares, e membrana sinovial. A articulação do joelho contém dois ligamentos cruzados que tem a função de impedir o movimento de translação anterior ou posterior da tíbia em relação ao fêmur. Eles se chamam cruzado, porque se cruzam no centro da articulação.
As lesões do LCA ocorrem geralmente por mecanismos onde o estresse no ligamento é grande o suficiente para causar uma ruptura. As lesões podem ser parciais ou totais dependendo do movimento, força e alongamento, seu trauma pode ser direto ou indireto. Quase sempre a lesão é dada por uma manobra de torção, e desaceleração súbita geralmente seguida de estalos e hemartroses (acúmulo de sangue) presente dentro de poucas horas, ou ainda abdução com rotação externa e hiperextensão, que muitas vezes acontecem em manobras de borda, canos e gaps, dependendo do eixo em que o corpo gira após a queda.
Outro mecanismo de lesão do LCA é quando o indivíduo fica com o pé no chão e promove uma força de rotação do joelho ou seja é ocasionado por uma hiperextensão, rotações com o pé fixo no chão, onde freqüentemente são observadas lesões de ligamento colaterais e mediais, ambas envolvendo mecanismo de desaceleração do movimento, muito comum em manobras erradas onde um pé cai fora do skate e outro no shape fazendo este movimento de torção.
Um bom alongamento e fortalecimento muscular de membros inferiores é uma boa dica para minimizar as chances desta lesão, que caso ocorra poderá ter um tratamento conservador ou cirúrgico dependendo do grau da lesão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou skatista e vou fazer a cirurgia de LCA, depois da cirurgia eu vou poder voltar a andar de skate??

Denis disse...

Sim. A idéia é voltar ao esporte gradativamente. Também rompi o lca no sk8. Fiz a cirurgia 1 mês depois e só me senti seguro em subir no skate 8 meses depois. Hoje faz 1 ano e 1 mês e já dou uns role na pista de São Bernardo porém sem abusar, sem manobras, já que não me sinto seguro em dar aquelas corridas forçadas quando você tem que pular do skate em movimento... Eu não fiz a fisioterapia como deveria nem musculação. Se fizesse poderia estar com o joelho normal no oitavo mês. Vale lembrar que jogadores de futebol profissional voltam a jogar, ou seja, o ligamento enxertado deve ter a função de um ligamento original... A recuperação que é um pouco chata já que você tem que forçar ao limite da dor para voltar a ter o movimento que tinha antes.