sábado, 2 de agosto de 2008

Nervo Ciático

Uma lesão muito comum em skatistas é a lesão do nervo ciático, principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa, da perna e do pé. A ciática é a dor na perna devido à irritação do nervo ciático. Essa dor geralmente vai da parte posterior da coxa até a parte posterior da panturrilha, e pode se estender até os pés.Alem da dor, pode haver dificuldade de movimentação e controle da perna.
A ciática é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, e bem menos comum pela compressão do próprio nervo ciático. Desta forma, a "verdadeira ciática" é causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, desalinhando a vértebra. A "pseudo-ciática" é causada pela compressão de seções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou outro músculo relacionado.
No skate ela pode acorrer devido a sobrecarga causada pelo impacto na região das costas durante saltos em gaps ou durante uma longa sessão no solo, somado a hábitos posturas não-saudáveis juntamente com a falta de alongamento e fraquesa muscular, alem do peso excessivo que todo skatista carrega em sua mochila.
A maioria dos casos de ciática pode ser tratada eficientemente com fisioterapia, adequação postural e realização de alongamentos e fortalecimento muscular.
O repouso é o melhor remédio para a inflamação do nervo ciático. A dor também pode ser atenuada com uma postura que relaxe o nervo, como a flexão dos joelhos, com as costas bem apoiadas em uma superfície plana e moderadamente rígida.
Como sempre, prevenir é melhor que remediar por isso procure fazer exercícios de fortalecimento muscular e principalmente alongamentos antes e depois da sessão de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom seus texto
me add no orkut ai
rafa cavina

Unknown disse...

E pra quem já desenvolveu essa dor? É possível andar de skate como antes ou nao. Só manobras básicas?