sábado, 19 de julho de 2008

Alongamento

Após vermos alguns textos que falam sobre lesões e seus mecanismos, uma sugestão para evitá-las encontrado em praticamente todos os textos é o fortalecimento e principalmente o alongamento muscular antes e após a sessão.
Hoje falaremos um pouco sobre a importância e os benefícios do alongamento, que pode ser um grande aliado do skate, tanto para evitar as lesões como para também aumentar o pop nas manobras. Alongamento é qualquer manobra terapêutica elaborada para aumentar (alongar) estruturas de tecido mole encurtadas patologicamente ou por uso excessivo e assim aumentar a amplitude de movimento. O alongamento pode ser realizado em diversas técnicas diferentes, cada um com seu modo específico.
Realizados no início da sessão, ao alongar a musculatura, voce estara preparando a musculatura para uma atividade mais intensa. Os alongamentos finais é que evitam o encurtamento muscular, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se após a sessão pode ajudar a eliminar ácido láctico, o que evita dores musculares.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É eficiente fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
Os principais benefício do alongamento são:
- Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
- Previne lesões (distensões musculares, entorses);
- Melhora a postura e o esquema corporal;
- Ativa a circulação;
- Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;
- Melhora a atenção;
- Previne dores;
- Auxiliam no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;
- Reduzem as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares;
- Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior;
- Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade.
Logo mais estaremos mostrando alguns exemplos de alongamentos que poderão ser feitos antes e depois das sessões de skate.
Lembre-se : ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia Thiago... blz
Parabéns pelos artigos
como não vi seu email no flog, gostaria d tirar uma dúvida por aqui mesmo.
Sou skatista a 8 anos e também sou formado em Educação Física, tenho constantes dores nos dois joelhos, mais quando ando muito d skate. As vezes não consigo manter os joelhos em semi-flexão e outras vezes sinto umas pontadas q perco na hora a sustentação do corpo.
sei que preciso fazer um reforço da musculatura e mais alongamentos... mas... não tenho saco para academia.
resumindo... não quero parar d andar d skate por causa dessa porra!! pode me ajudar de alguma forma??
meu msn e hotmail é saulo.brotto@hotmail.com
valew brother... fica com Deus!