sexta-feira, 13 de junho de 2008

Membros Superiores

Andar de skate é uma atividade que utiliza todo o corpo com uma ênfase muito grande de membros inferiores e do tronco para a realização das manobras.
Mas uma das partes mais lesadas por quem anda de skate são os membros superiores, mão, punho, antebraço, cotovelo e o ombro. Esta questão é bem lógica, afinal quando não acertamos aquela manobra a primeira reação a ser feita na hora da queda é colocar os braços como recurso de defesa para se proteger.
Quem nunca viu um skatista com o ombro, ou o braço e principalmente a mão enfaixada?
Uma dica para tentar diminuir essas lesões é ter um ganho de força e massa muscular nessas regiões, diminuindo assim o impacto sofrido pelo corpo na hora dessas quedas.
Exercícios com carga moderada e pesada, utilizados na musculação para treino de hipertrofia e força pura são uma boa dica para conseguir este objetivo.
Um corpo forte, com um bom alongamento e resistência muscular são fundamentais na prática de qualquer esporte, principalmente o skate que é um esporte de alto impacto.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Rafa disse...

Legal seu trabalho de conscientizacao dos cuidados com o corpo pra previnir lesoes e consequentemente andar de skate por muitoo mais tempo...
Fiz uma cirurgia no tornozelo a 4 meses atras e soh eu sei como foi foda esse periodo de recuperacaoo...
Eh isso ai manoo,
ta de Parabens!
skate sempre.

DFROS disse...

Olá Thiago,
sou Português, tenho 32 anos, ando de skate há cerca de 21 anos, e sou fisioterapeuta há 7 anos, tenho um ano de formação em osteopatia e actualmente estou estudando engenharia biomédica.
Já tive oportunidade de ler alguns dos seus artigos,e acho que você tem feito um excelente trabalho ao nível desta àrea.
Em portugal nós temos uma revista de skate, e eu faço um trabalho parecido com o que você faz no seu blog, escrevendo um artigo acerca de lesões no skate.
Parabens pelo seu blog, pelo trabalho que tem feito para ajudar os skaters a lidarem melhor com as suas lesões, e pela mensagem positiva de skater que você transmite aos seus leitores.
Abraço,
D. Osório

Skate forever