sábado, 15 de março de 2008

Lombalgia


A lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática). É a famosa dor nas costas que não acomete somente pessoas idosas como todos nós imaginamos, mas também um número muito grande de skatistas.
Alguns fatores que podem causar a lombalgia são a sobrecarga por carregar peso exegerado, alterações posturais e principlamente a diminuição da flexibilidade do corpo.
Durante o role de skate é necessário uma postura onde na tentativa de manter o equilíbrio sobre o carrinho, o skatista joga o peso da parte superior do corpo a frente, o que exige um grande trabalho da musculatura posterior das costas, em especial os músculos espinhais.Por isso essas dores nas costas acontecem geralmente após longas sessões de skate durante vários dias.

Caso isso ocorra o ideal é procurar mais breve possível um médico, pois frequentemente este quadro piora. O médico vai solicitar alguns medicamentos antiflamatórios, relaxantes musculares e vai encaminhar para a fisioterapia para um tratamento analgésico e um trabalho de alongamento para a melhora da flexibilidade.
Para evitar esses momentos de dor e a interrupção das sessões de skate o ideal é fazer um trabalho de prevenção contra a lombalgia que consiste em exercício de alongamento antes e depois da sessão de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

Douglas disse...

Tive que deixar o skate de lado devido a lombalgia, no começo era tranquilo mas uma quedinha ou outra já começou a piorar o quadro chegando a um ponto onde não dava nem pra remar mais na época não tratei e o quadro ficou pior, coisa simples que exercícios específicos e alongamentos ajudaram e ajudam pra caramba.