sábado, 9 de fevereiro de 2008

Estiramento Muscular

Dando continuidade as lesões musculares que mais acontecem durante as sessões de skate, falaremos agora sobre o Estiramento Muscular.
O estiramento muscular ocorre quando o músculo é exigido alem da força que suas fibras podem gerar, geralmente em movimentos de desaceleração ou por traumas repetitivos (stress).

Existem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como os músculos posteriores da coxa, o gastrocnêmio (um dos músculos da panturrilha), os adutores do quadril (musculatura interna da coxa) e o reto femural ( uma das porções do quadríceps, músculo anterior da coxa).
Os sintomas do estiramento muscular são dor aguda (fisgada geralmente), edema no local (inchaço) e hematoma (se a lesão for mais grave).Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular, com uma reação inflamatória entre 6 a 24 horas.
A melhor coisa a ser feita caso isso aconteça durante a sua sessão de skate é colocar gelo por cerca de 20 minutos no local para ajudar a diminuir o processo inflamatório, se possível tomar um anti-inflamatório ou relaxante muscular e repouso durante alguns dias dependendo da gravidade da lesão, lembrando sempre que o mais rápido possível devemos procurar um médico.
Após 2 ou 3 dias deve-se iniciar o fisioterapia buscando aumento da mobilidade, fortalecimento muscular e melhora da resistência, buscando a volta ao skate da melhor maneira possível.
Considerando sempre que um bom alongamento antes e depois da sessão e um aquecimento antes de iniciar as manobras mais complexas são primordiais para evitar esse tipo de lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Felipe Miranda disse...

da hora ein!
po! tava afim de fazer uma arte com um raio-x da hora, se pá de um pé. tens algum da hora ae?
Depois quero fazer uma entrevista com vc tbm, to meio no corre aqui fazendo tcc mas demo jeito pra faze.
Abraço! o blog tá cada vez mais da hora. Vê se passa lá no skateculture.

Japasktpunk disse...

Cara, estou sentindo dor na do lado exteior da panturrilha, ja tentei curar passando varias pomadas, cataplasma, analgesicos, tomei antiflamatorio e a dor persiste...
ja faz mais o menos 3 semanas que a dor nao passa...oque me indica faser?
abraco valeu! skate a todos!