sábado, 23 de fevereiro de 2008

Distensão Muscular

Dando continuidade a nossa série de lesões musculares, falaremos agora sobre a distensão, uma das mais importantes lesões musculares. Todos os músculos têm uma capacidade elástica limitada. Se esse limite for ultrapassado, acontece o que se conhece como distensão muscular. O músculo é formado essencialmente por fibras. Qualquer movimento exagerado leva ao rompimento destas e, portanto, às sensações de dor, aos hematomas e edemas. A distensão muscular acontece exatamente no momento em que o músculo é exigido e alongado alem da sua capacidade.
A distensão pode ser causada por diversos fatores entre eles a falta de alongamento e aquecimento antes da sessão de skate, tudo isso pode estar somado ainda a uma má alimentação e problemas psicológicos, como o stress e a falta de confiança ao realizar alguma manobra.
A distenção muscular apresenta 3 diferentes graus, que são classificados assim:
1º Grau - é a mais comum. Acontece quando há um estiramento das fibras musculares. Normalmente, a pessoa continua em atividade, mesmo sentindo um pouco de dor. A sensação intensa de dor costuma aparecer no dia seguinte, quando o corpo esfria. Se um indivíduo está há muito sem praticar exercícios e decide forçar as atividades nos primeiros dias corre o risco de sofrer distensões em vários músculos do corpo ao mesmo tempo.
Recuperação: cerca de 5 dias.
2º Grau - quando uma maior quantidade de fibra é rompida. Durante a atividade física o indivíduo sente como se recebesse uma pedrada na perna - ou tem a sensação de que tem algo rasgado no músculo. E realmente tem. Na mesma hora, o indivíduo interrompe a atividade física. Recuperação: cerca de 10 dias.
3º Grau - caso mais crítico. Há uma ruptura completa do músculo. É a mais incomum, acontece em menos de 1% dos casos. A cura só é possível com cirurgia. A dor costuma ser ainda mais violenta do que as de primeiro e segundo graus. O indivíduo pára de imediato e, muitas vezes, não tem condições de movimentar a região do corpo onde houve a lesão.
Recuperação: cerca de 21 dias.
Logo após a distensão, a primeira coisa a se fazer é colocar gelo no local. O gelo, além de inibir os impulsos nervosos que conduzem a dor, impede a ida de maior quantidade de sangue para o local lesado. Assim, o edema (inchaço sem sangue) e o hematoma (mancha roxa) não aparecem.
A visita a um médico para exames complementares e demais medicações sempre é imprescindível, e com certeza uma boa avaliação médica e um bom tratamento fisioterapeutico podem garantir um excelente retorno as sessões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.


3 comentários:

Anônimo disse...

Véio ta muito bom esse blog

abraço

Uriel Punk disse...

Tiago entra em contato vamos se falar mo tempo sem falar com vc e nois....

Ja adiantando tem como passar esta noticia para por no Sk8.com.br? Bem legal, que vc qusier por la casa sua cara .... falow

Breno Negreiros disse...

Style as matérias que você posta no blog.

Coloquei um link que dá acesso pra teu.

Depois dá um saque la na ASESB

Skate Sempre