sábado, 2 de fevereiro de 2008

Contratura Muscular

Após falarmos sobre algumas lesões ósseas e articulares encontradas em skatistas, falaremos agora sobre as principais lesões musculares que acontecem durante as sessões.
A mais simples delas é a contratura muscular, que ocorre quando um pequeno grupo de fibras se contrai de forma não controlada, causando uma dor bem localizada num músculo longo, sem sinais de ruptura.
Surge geralmente num músculo que não foi alongado antes da sessão ou por esforço muito grande durante a realização de alguma manobra, mas não o suficiente para romper as fibras. Não impede as atividades rotineiras, mas dificulta algumas atividades esportivas como o skate. Muitas vezes, ao tocar a região, é possível identificar certo endurecimento muscular bem delimitado.
O mais indicado a se fazer caso sofra uma contratura muscular durante a sessão, é aplicar gelo no local por um período de até 30 minutos, diminuir a atividade do músculo lesionado e procurar um médico que vai lhe indicar o correto tratamento e posteriormente a fisioterapia para retornar ao skate.
Considerando sempre o quanto é importante a realização de alongamento e um pequeno aquecimento antes de iniciar a sessão.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

olha só eu tive uma contratura muscular,gelo é so nos primeiros dois dias para impedir que a inflamção se espalhe, depois disso é recomendado fazer bolsa de agua quente pois aumenta a circulação da zona, curando.

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e