sábado, 24 de novembro de 2007

Luxação


Dando continuidade a série de posts sobre o significado de algumas lesões que acometem a nós skatistas, temos a luxação.
Muitos de nós após alguma queda durante a sessão ou algum movimento realizado durante a execução de alguma manobra, já sofremos uma luxação.
A luxação é o deslocamento dos constituintes de uma articulação, com separação, ruptura ou estiramento dos elementos articulares e não-ósseos e deslocamento das superfícies cartilaginosas e ósseas da articulação.
A luxação de uma articulação ocorre quando as superfícies articulares ficam completamente separadas umas das outras, de modo que se perde toda a aproximação.
A principal causa das luxações é o trauma. Muitas luxações traumáticas estão associadas a fraturas: fraturas do cotovelo, do tornozelo e das vértebras. Muitas vezes, as luxações são acompanhadas por grave dano nos tecidos moles, por causa de estiramento ou ruptura das estruturas ao redor da articulação.
Os ligamentos podem ser parcial ou completamente rompidos e podem exigir reparo cirúrgico. Os músculos, tendões, bainhas sinoviais e cartilagens também podem ser danificadas.

Luxação de joelho
As características clinicas que surgem da luxação são:

Na hora da lesão:
_ Imediatamente surge uma dor intensa que é pior que a sentida com a fratura. O paciente tem a sensação de ruptura, que é diferente da sensação da quebra ou estalido de osso, que ocorre na fratura.
_ Deformidade: pode ser muito nítida em uma luxação, porque o contorno normal da articulação pode ser modificado. Porém, pode haver ocasiões em que a deformidade não é discernível ou há uma fratura associada, que pode fazer com que a luxação seja negligenciada.
_ Perda da função: o paciente não é capaz de mover o membro.

Características posteriores:
_ Tumefação: ocorre como resultado do rompimento dos tecidos moles e conseqüente reação inflamatória. A exsudação de uma reação inflamatória dentro da cápsula articular é serofibrinosa e amplia o risco de aderências.
_ Contusão e equimose: e devida ao extravasamento de sangue dos vasos lesados.
_Rigidez: quando se desenvolvem aderências, isso pode criar um problema na recuperação da função.
_ Fraqueza muscular: ocorre nos músculos ao redor da articulação e possivelmente no resto do membro se ele for imobilizado por algum tempo.
Luxação de tornozelo

A melhor coisa a se fazer quando isso ocorre na hora da sessão, é colocar gelo no local e levar o acidentado ao hospital mais próximo para lá sim um médico ortopedista, recolocar a articulação no local.
E para não haver essas características posteriores o melhor a fazer é o tratamento fisioterapeutico visando a volta mais rápida ao skate.
Agradecemos a todos os comentários e a todas as pessoas que continuam acompanhando e incentivando o blog. A participação de vocês é fundamental para a nossa evolução.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.


sábado, 17 de novembro de 2007

Fratura

Acho que a pior coisa que pode acontecer, é quando chegamos ao médico com algum tipo de dor, ele nos passa o diagnóstico e muitas vezes ainda ficamos sem entender o que esta acontecendo.
Por isso nós da Skate Saúde resolvemos fazer uma série de posts tentando explicar de forma simples e objetiva as principais lesões que acontecem com nós skatistas.
Para dar início a esta série escolhemos a fratura, algo que muitos de nós já sofremos após tentar alguma manobra durante a sessão.
A fratura nada mais é que a quebra total ou parcial de um osso, provocada, na maioria das vezes, por uma ação brusca e violenta e que também pode gerar graves lesões em partes moles, como músculos, tendões, ligamentos etc.

Dentro das fraturas temos diferentes tipos de classificações, a primeira coisa que devemos observar é se a fratura é completa (mais grave), incompleta ou uma fissura. (ilustração acima)

Caso a fratura seja completa temos outro tipo de classificação, que é quanto à linha que a fratura fez no osso, podendo ser obliqua, transversal, espiral entre outras. ( ilustração acima)

Outro fator muito importante que deve ser observado em uma fratura completa é o número de fragmentos, podendo ela ser classificada como simples, dupla, múltipla e cominutiva. (ilustração acima)
De uma forma bem simples e resumida o que podemos observar a principio com relação às fraturas é isso, esperamos estarmos esclarecendo todas as duvidas dos nossos leitores e amigos através destes posts.
Deixem suas reclamações, duvidas ou elogios nos comentários abaixo, para que possamos continuar ajudando a todos, crescendo e evoluindo o blog.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.



sábado, 10 de novembro de 2007

Sigilo Skate Shop


Em Agosto de 2002, tivemos o surgimento de uma nova skate shop, a Sigilo, que desde o seu nascimento, já propunha um diferencial, o de ser uma loja de skate feita por skatistas.
Esse conceito surgiu com o seu proprietário, Pedro Teixeira, que andava de skate e tinha um grande contato com os skatistas do centro de São Paulo, alem de ser irmão do skatista profissional Rodrigo Teixeira, o que viabilizou de forma muito mais fácil, o surgimento da loja.
Hoje a Sigilo Skate Shop trabalha com as melhores marcas de skate nacionais e gringas.



Outro fator muito importante a ser ressaltado é o time de atletas da loja, que atualmente apóia o atleta amador Léo Mendese, patrocina o também amador Fernando Java, além dos profissionais Bruno Aguero, Marcos Mamá e Rodrigo TX. Um time com muito peso e de dar inveja as grandes marcas do skate mundial.


A idéia de patrocinar o blog surgiu a partir da amizade entre Pedro Teixeira e o skatista Thiago Pino, mas principalmente pela identificação da loja com os ideais do blog.Isso devido a alguns atletas da equipe já ter sofrido lesões, e com isso ficaram afastados do skate por um período



A Sigilo localiza-se na Rua 24 de Maio, 62, loja 311 e atende pelo telefone 3333-6008, isso sem falar do seu serviço de vendas on-line pelo MSN sigiloskate@hotmail.com .Vale a pena conferir.
Esperamos que essa parceria renda bons frutos para a loja, para o blog, e principalmente para o skate, que é a motivação maior de todos nós.



sábado, 3 de novembro de 2007

O recomeço


Depois de ficar algum tempo longe do skate por alguma lesão, nosso corpo se encontra despreparado para andar de skate como antes, e principalmente a nossa cabeça que automaticamente ira bloquear o corpo com medo de se lesionar novamente.
A melhor forma de voltar a andar é gradativamente, começar remando, realizando curvas com o skate, giros, até finalmente ganhar confiança para executar manobras simples, como podemos observar o skatista amador Gilberto Índio executando esse nose manual dentro da clinica, na ultima etapa do seu tratamento após realizar uma cirurgia no joelho.

Outro grande momento dessa sessão de fisioterapia, foi quando ele pela primeira vez voltou a dar um ollie , afinal é uma manobra que exerce grande carga sobre o joelho e finalmente constatamos que ele esta apto a voltar as sessões, lógico que de forma gradativa, treinando primeiro manobras de solo para finalmente, voltar a se jogar nos picos.
Para nós da “Skate Saúde”, é muito gratificante ver mais um skatista de volta as sessões e principalmente a alegria de ter mais um amigo voltando a fazer aquilo que realmente gosta.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.