sábado, 8 de setembro de 2007

Defesa e Reeducação do Movimento

Um dos aspectos mais importantes para nós skatistas é a defesa do nosso corpo contra torções ou mudanças bruscas de movimento durante a sessão.
Cientificamente o nome dado é PROPRIOCEPÇÃO, que é a percepção do movimento e da orientação das partes do corpo, umas com relação às outras e com o espaço. Receptores nervosos nas articulações e músculos enviam informações para que o cérebro perceba o movimento e a orientação. É um dos sentidos naturais.
A propriocepção sempre que possível deve ser treinada com exercícios simples, como uma caminhada descalço na areia, ou com exercícios mais específicos que buscam um objetivo diferenciado.
O treino de propriocepção também é muito utilizado na reabilitação, como podemos observar na foto o atleta Marquinhos ( Juice Decks / Sense Skate Shop ), fazendo um exercício proprioceptivo para se recuperar de uma lesão no tornozelo.
Outro fator de grande importância na foto é o trabalho de reeducação funcional, onde esse movimento realizado pelo atleta na fisioterapia, é repetido por várias vezes durante a sessão de skate.
Essa parte do tratamento é chamada de reeducação motora, que é a reaprendizagem da função, de movimento, através de exercícios terapêuticos.
Esse é um passo muito importante para a volta ao skate, pois ensinamos novamente ao corpo, alguns movimentos que serão utilizados na execução das manobras.
Agradeço a todos que tem visitado o blog e deixado algum comentários, com certeza o apoio de vocês é uma motivação muito grande para a realização deste trabalho.
Duvidas e sugestões são muito bem vindas.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

2 comentários:

GHOST Rider disse...

Parabens!
materias interessantes mano..
continua assim com a divulgacao do sk8.. e nois..

peace & roots
Sergio Porte

Anônimo disse...

queria saber se a propriocepção pode ser feita também com a intenção de qualificar os movimentos do skatistas.
grato,
alex - alexsk8_rj@hotmail.com